
Shaterred Glass é um drama norte-americano lançado em 2003. O filme é baseado em fatos reais que se passam no final dos anos 90. O diretor Billy Ray conta a história do jornalista Stephen Glass. O jovem era considerado um grande talento na profissão, requisitado por varias revistas de peso nos EUA, entre elas a “Rolling Stone”, “Marpers”, “George” e “The New Republic”, onde encerrou carreira. Steve, como era chamado pelos amigos, foi demitido pelo editor-chefe Charles “Chuck” Lane após receber uma denúncia de fraude em um de seus artigos. Penenberg, jornalista da revista virtual “Forbes”, investigou o ultimo artigo publicado por Stephen, “Paraíso dos Hackers”. No artigo, ele relata um acordo entre um jovem hacker e uma suposta empresa de informática nos Estados Unidos.
Sthephen Glass era um rapaz carismático e simpático. Tinha amigos como Caitlin e Amy que o apoiaram até perceberem que muitos dos seus artigos não tinham base de sustentação real e não passavam de fraudes.
Após sua decadência, o jornalista escreveu um livro. O romance conta sua própria história , um escritor talentoso que usava de sua criatividade para inventar histórias, com intuito de se auto promover profissionalmente. Após ser tachado de mentiroso, desistiu da carreira jornalística e resolveu estudar direito.
O caso levantou questões sobre ética e responsabilidades que a profissão exige.
Nenhum comentário:
Postar um comentário